Pelo boicote à eleições do Sinpeem! Abaixo à fraude eleitoral e autoritarismo de Claudio Fonseca!

O GOI – Grupo Operário Internacionalista manifesta seu repúdio à manutenção das eleições do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), marcadas para esta sexta feira, 22 de Maio, através de voto online, e exigimos a sua imediata suspensão! 

A atual diretoria e comissão eleitoral do Sinpeem decidiu manter, de forma irresponsável e antidemocrática, as eleições de 2020, a fim de defender os interesses do atual presidente, Cláudio Fonseca, candidato da chapa 1 “Compromisso e luta em defesa da vida e dos direitos”, para mantê-lo na direção do sindicato por mais 3 anos e assim usar o aparato do sindicato para mais uma vez reelegê-lo a vereador da cidade de São Paulo. O não adiamento da eleição tem este cálculo político: que a eleição sindical não coincida com a eleição municipal, que provavelmente ocorrerá após o fim do isolamento social.

Importante lembrar que Claudio Fonseca está há décadas à frente do sindicato, atuando de forma machista e autoritária em uma categoria que é composta majoritariamente por mulheres. Além disso, é vereador por um partido da burguesia (o PPS), que foi base de apoio do ex-prefeito João Dória e que agora é uma das bases de sustentação do prefeito Bruno Covas (PSDB) e do governador Dória. Claudio tem sido responsável por desviar as lutas da educação municipal, como na greve contra o Sampaprev, buscando negociar os interesses da categoria através do balcão de negócios da Câmara de Vereadores, onde se sente mais confortável. 

Enquanto praticamente todas as chapas de oposição se retiraram das eleições (exceto a chapa 3 “Educadores em Luta – Fora Bolsonaro”, dirigida pelo PCO), a chapa 1 do Cláudio quis manter as eleições por motivos óbvios: reeleger o Cláudio na esfera sindical e legislativa. 

Neste momento, a direção do Sinpeem deveria se preocupar em organizar a luta das trabalhadoras e trabalhadores da Educação de São Paulo, em unidade com o conjunto da classe trabalhadora, para enfrentar a incompetência dos governos no combate à pandemia do coronavírus, e os ataques aos nossos empregos, salários e direitos. A base da categoria está preocupada e estarrecida com o número crescente de mortes no Brasil, que já atingiu mais de 18 mil pessoas, com a falta de comida, o desemprego e os cortes nos salários, os milhares de trabalhadores e trabalhadoras sem o auxílio emergencial, com nossa classe sendo obrigada a se aglomerar nos transportes públicos e locais de trabalho, a exemplo dos riscos que tem corrido nossos colegas de profissão (gestores, Ates e quadros de apoio) que continuam trabalhando nas escolas de forma imprudente e a mando do prefeito Bruno Covas!

É preciso denunciar o autoritarismo da atual diretoria do Sinpeem que decide manter as eleições através do voto online, em meio a pandemia, justamente aproveitando-se do momento atual em que a participação efetiva da categoria no processo eleitoral não pode ser garantida, pois estamos tod@s afastad@s dos nossos locais de trabalho e das discussões sindicais!

Chamamos a todas e todos os profissionais da educação municipal de São Paulo a exigir do sindicato que as eleições sejam realizadas quando estiverem garantidas as condições democráticas para sua realização, com plena participação da categoria na formação de chapas e no controle do processo eleitoral e com campanha e votação presencial nas escolas.

Boicote já às eleições fraudulentas do Sinpeem!

Pela realização de eleições democráticas com a plena participação e controle da base!

Fora Claudio Fonseca!

Abaixo ao machismo no Sinpeem! 

Por um sindicato independente e de luta pela base!

2 comentários em “Pelo boicote à eleições do Sinpeem! Abaixo à fraude eleitoral e autoritarismo de Claudio Fonseca!

  1. É preciso tirar esses neoliberais disfarçados de protetores do povo e da classe trabalhadora. Fora Cláudio Fonseca.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s