
Que absurdo a história e relatos compartilhados e divulgados pelo VerboOnline!
Que dramática a situação de M.! Empregada doméstica, jovem, contraiu o vírus trabalhando na casa de uma família onde um morador teve Covid-19! E ouvir no hospital a pergunta se havia viajado para o exterior e todo este descaso?!
É perfeitamente possível explicar porque as mortes por Covid-19 aumentam de forma alarmante nas periferias. Não é de hoje que a negligência é instalada principalmente em hospitais das quebradas, pois nos tratam como se estivéssemos pedindo favor, como um lixo.
Gera uma revolta muito grande.
O hospital de campanha do Embu, com equipe despreparada desta maneira? Teve que ouvir antes de morrer “Que não era nada demais.”, que estava “longe de ser o Coronavírus”? Em uma das vezes em que ela procurou ajuda médica, a liberaram e pediram pra que ela tomasse Buscopan. O prefeito do Embu, na mansão de Santa Catarina, não se pronuncia sobre este descaso?!
O triste fim de M. nos faz reviver os dramas que enfrentamos com familiares antes desta pandemia. Testemunhamos e sofremos a morte de pessoas queridas em nossas famílias, mães, pais, irm@s, filh@s…, com as vidas negligenciadas desta mesma forma no serviço de saúde.
A morte é algo que virá para todos nós. Mas revolta saber que na maioria das vezes ela é impelida por um sistema que não garante atendimento para a população, nem condições de trabalho para os profissionais da saúde. As equipes são em número incompatível com a necessidade de atendimento. Não há equipamentos para testes, exames, diagnósticos e tratamentos. @s profissionais são obrigados a trabalhar e atender sem que estas condições de trabalho estejam asseguradas pelo serviço público de saúde. A responsabilidade por esta negligência é do governo, tanto do Embu, quanto dos demais governos em todo o país, onde histórias como esta tem sido denunciadas por trabalhador@s.
São mortes que poderiam ser evitadas. Muitas vidas poderiam ter um tempo maior.
Mas isso é roubado da classe trabalhadora.
A barbárie capitalista avança, junto com o vírus que tem sido mais impiedoso com @s pobres.