Trabalhador@s de serviços de entrega por aplicativo na luta por melhores condições de trabalho e salários. 

No inicio desta semana, centenas de trabalhador@s que prestam serviço à empresas de aplicativo como a Uber Eats, Ifood e Rappi, fizeram uma manifestação contra suas péssimas condições de segurança (pois estão trabalhando sem proteção adequada durante a pandemia), de trabalho e de salários. 

Manifestamos nosso total apoio e solidariedade com a luta que vem sendo feita e travada pel@s trabalhador@s de entrega por aplicativo.

Desde muito antes da pandemia, este setor, que é um dos mais precarizad@s da classe trabalhadora e constituído sobretudo por jovens negros da periferia, vem buscando lutar e se organizar para enfrentar suas péssimas condições de segurança, trabalho e salários. 

Obrigados pela condição social a que são submetid@s no capitalismo, e pelos números alarmantes de desemprego, estes trabalhador@s, neste momento de crise sanitária e econômica, por não ter outra fonte de renda, são os que na pandemia colocam suas vidas em risco para entregar comida e outros produtos vendidos pelos grandes, médios e pequenos comércios, bares e restaurantes, que tiveram de fechar as portas ao público, através de aplicativos como Uber, Ifood e Rappi.

Sabemos bem que estas empresas ficam com uma fatia gorda das taxas de cada pedido feito através de suas plataformas, enquanto àqueles que se colocam na linha de frente, muitas vezes não conseguem nem ganhar o necessário para garantir o subsistência diária. 

Com uma carga de trabalho exaustiva, enfrentando todo tipo de humilhação, desgaste físico e emocional, decorrentes da função que exercem, é mais que justo a pauta reivindicada por el@s:

– Aumento do valor repassado pelos aplicativos e restaurantes/comércios para el@s pelas entregas que realizam; 

– Fim das demissões! Muit@s entregador@s estão sendo desligados sem justificativa pelos aplicativos; 

– Fornecimento de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) em decorrência da pandemia de Coronavírus;

– Maior transparência dos aplicativos com relação a taxas de entrega; 

É necessário que os sindicatos e associações de trabalhador@s se solidarizem e se coloquem à disposição de organizar junto destes trabalhadores e trabalhadoras suas pautas e reivindicações e defender sua luta em defesa de suas vidas, trabalho e salários!

O GOI se coloca à disposição para divulgar sua luta e de construir e mobilizar junt@s com tod@s @s trabalhador@s do serviço de entrega por aplicativo e demais setores que queiram lutar contra a retirada de direitos, por emprego, salários e vida digna para a classe trabalhadora!

Um comentário em “Trabalhador@s de serviços de entrega por aplicativo na luta por melhores condições de trabalho e salários. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s