Paraisópolis: nossa defesa é a luta e a auto organização!

Uma das maiores comunidades de São Paulo, Paraisópolis, que no início deste ano ficou marcada pelo massacre que dizimou a vida de 9 jovens no Baile da D17, vem mostrando toda a dignidade, luta e resistência da população das periferias. Através da União dos Moradores e Comerciantes de Paraisópolis, a comunidade, desde o início da quarentena, se tornou um exemplo de auto organização, no enfrentamento ao Covid-19 e contra a falta de atenção e ausência do Estado na defesa daqueles que mais necessitam.

Organizados através de comitês de rua, voluntários treinados na própria comunidade ficam responsáveis por orientar a população, sobretudo os mais idosos, ajudar na distribuição de alimentos e doações, além de mapear aqueles que mais precisam de ajuda neste momento tão difícil que afeta de forma desigual a maioria pobre da nossa classe.

Nós do GOI – Grupo Operário Internacionalista manifestamos nosso apoio às iniciativas de auto organização d@s morador@s de Paraisópolis e sua rede de solidariedade, que se tornou um exemplo a ser seguido por tod@s os bairros populares, quebradas e favelas de São Paulo e do Brasil. Já que o Estado e os governos patronais são incapazes de atender as demandas da nossa população, tomemos em nossas mãos a tarefa de pressioná-los e também de nos defender do Covid-19!

As medidas adotadas em Paraisópolis vão de encontro com uma das propostas do GOI para a crise que é a de Formação de Comitês de Salvação Pública nos bairros populares, no qual defendemos que sejam eleitos representantes em assembleias livres e democráticas das comunidades, para adotar e controlar as medidas necessárias para a preservação da vida do povo pobre e trabalhador.

Divulgamos abaixo o vídeo da fala de Gilson Rodrigues (liderança comunitária de Paraisópolis) fazendo um chamado à mobilização e solidariedade:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s