Camarada Catatau presente!

O GOI – Palavra Operária se solidariza com as/os camaradas da Resistência/PSOL, familiares e amigos/as do camarada Catatau, que nos deixou no dia de ontem. Catatau seguirá presente na memória histórica do proletariado como um dos seus mais dedicados quadros revolucionários.

Publicamos abaixo a Nota da Coordenação Nacional da Resistência/PSOL:

Morreu ontem aos 60 anos Paulo Afonso Aguena, o “Catatau”, ou ainda “Cata”, como o chamavam todos os seus camaradas. Catatau lutava contra um câncer de fígado extremamente agressivo. Lutou bravamente, como o fez em toda a sua vida, e ontem descansou.

De uma família de origem japonesa do interior de São Paulo, Catatau se uniu ao movimento estudantil quando ingressou na Universidade Federal de São Carlos, ainda no início dos anos 1980. Conheceu a Convergência Socialista, da qual se tornou rapidamente um dos principais dirigentes. Atuou no movimento estudantil e movimento operário, além de ter morado na Argentina nos anos 2000, onde teve uma importante experiência de militância internacional. Como operário da construção civil, foi perseguido pela ditadura, pelo que foi reconhecido como anistiado político pela Comissão da Anistia. Em 2016, junto com outros companheiros, Catatau deixou o PSTU e passou a construir o MAIS (Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista), cuja fusão com a NOS (Nova Organização Socialista) daria mais tarde origem à Resistência, atual corrente interna do PSOL.

Discreto, mas alegre, estudioso obcecado com os detalhes da luta política, Catatau era um dos dirigentes mais queridos de sua geração, sabendo se conectar como ninguém com os militantes das mais variadas origens sociais e idades.

Catatau deixa dois filhos e uma companheira. Deixa também um enorme legado de dedicação, seriedade e ousadia na política e construção partidária. E sobretudo deixará muitas saudades.

Coordenação Nacional da Resistência/ PSOL

Fala de Catatau em ato em sua homenagem, realizado em abril deste ano:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s