Estamos fazendo uma campanha em defesa de um camarada socialista que reside na Colômbia, que está sendo ameaçado de deportação do país.
Trata-se de Salvador Perez Diaz, de nacionalidade espanhola, 56 anos, aposentado, que é membro do Partido Colômbia Humana (o mesmo do atual presidente colombiano Gustavo Petro) e ativista das lutas no país, sendo também participante do Comitê de Luta Comuna 2, formado durante a Greve Nacional de 2021.
Salvador está sendo perseguido por ter dado orientação política e legal a um trabalhador, Fredy Carleo, vigilante de fábrica, que foi demitido de uma empresa, a qual não aceita pagar-lhe os direitos trabalhistas devidos. O gerente e o dono da empresa, em conluio com as autoridades regionais do Ministério do Trabalho, entraram com denúncia no Ministério da Imigração contra Salvador Perez, acusando-o falsamente de atuar ilegalmente como advogado, quando o que ele fez foi dar suporte político e orientação legal ao trabalhador injustiçado.
A resolução sobre deportação se utiliza do fato de que a situação de Salvador no país não está regularizada, isso devido à protelação feita pelas próprias autoridades do Ministério da Imigração que agora o ameaçam de expulsão do país.
Para ajudar na campanha em defesa de Salvador é preciso assinar a moção que está sendo endereçada às autoridades colombianas. A moção pode ser assinada individualmente ou por entidades coletivas.
Solicitamos às pessoas e entidades que assinem a moção para que possamos nos solidarizar com Salvador Pérez e impedir que seja injustamente expulso da Colômbia por ter defendido um trabalhador. Acesse o texto da moção neste link:
Moção em espanhol: https://drive.google.com/file/d/1WfMX9-8nyzqTZbukRq8hlTS84h_bMMDQ/view?usp=drivesdk
Moção em português: https://drive.google.com/file/d/1BbXv_FmqbUQx06bs1y2PsFY086hEdBgV/view?usp=drivesdk
[Imagem: Salvador Pérez intervindo em uma reunião]