O MTST, Boulos e a Bolsa de Valores

W. Ioffe

A ocupação simbólica da B2, a Bolsa de Valores de São Paulo, foi realizada no dia 23/9. As/os militantes do MTST, sob o lema: “$ua ação financia a nossa miséria” denunciaram o aumento do número de milionários no Brasil (mais 44 neste ano), enquanto 116 milhões de brasileiros não tem comida suficiente ou estão passando fome. E também apontaram Bolsonaro como responsável pela inflação galopante: “Tá tudo caro, a culpa é do Bolsonaro”.

Saudamos esta importante ação de denúncia dos capitalistas feita pelo MTST. A riqueza dos patrões é fruto da exploração do povo pobre e trabalhador. Não é possível acabar com a miséria da nossa classe sem acabar com os lucros e as propriedades dos capitalistas.

No dia da ocupação, a especulação dos burgueses na Bolsa não parou, subiu mais 1,59%. Para fazer tremer a burguesia e colocar pra Fora Bolsonaro, Mourão e o Congresso corrupto precisamos unificar as lutas da classe trabalhadora, dos sem-teto, dos povos originários e de todos os explorados e oprimidos, com nossos métodos de luta: greves, ocupações, trancamento de vias públicas, num grande protesto nacional. 

Precisamos também conquistar um governo que governe com o povo pobre e para o povo pobre. Um governo que aplique as medidas anticapitalistas e socialistas para acabar com a fome, o desemprego e a falta de moradia. Um governo que ataque a especulação da Bolsa de Valores e faça os capitalistas pagarem pela crise que eles criaram e que está fazendo eles ficarem ainda mais ricos. Um Governo da Classe Trabalhadora, sem a participação dos capitalistas e de seus partidos e representantes políticos.

O apoio de Guilherme Boulos, principal dirigente do MTST, à política de Lula de coligação com partidos patronais para governar o país não é coerente com a denúncia dos capitalistas feita pelas/os militantes do MTST com a ocupação da B2.

É preciso que as/os militantes e simpatizantes do movimento reflitam sobre isso e exijam de Boulos que rompa com essa política de fazer um governo junto com os capitalistas da Bolsa de Valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s