Carta Aberta às direções sindicais

No último dia 17/10 ocorreu a 2ª Plenária Online da Educação, onde se discutiu a luta contra a volta às aulas e a necessidade de romper o imobilismo dos sindicatos, em especial o do Sinpeem. Reproduzimos abaixo a carta aberta e o chamado a um ato organizado pelo Comitê de Base de Representantes de Escola a partir da discussão e encaminhamentos da plenária.

“CARTA ABERTA ÀS DIREÇÕES SINDICAIS:

Exigimos das direções sindicais como do SINPEEM, APEOESP, SINPRO, CNTE, CUT entre outras, que organizem e unifiquem a luta da educação em todo o Brasil pelo não retorno às aulas em 2020, e, diante da insistência dos governos na reabertura das escolas, que convoquem assembleias das categorias para decisão sobre uma greve geral em atendimento às nossas reivindicações. Na luta por empregos e salários integrais e em defesa de todos os direitos trabalhistas dos servidores públicos e dos trabalhadores terceirizados. Revogação às medidas de congelamento salarial dos professores e outros servidores (LC 173/2020, de não aumento ou reajuste de salários; MP 936, de redução de salários e jornadas de trabalho; a demissão de funcionários terceirizados, além do uso de equipamento pessoal dos profissionais e sobrecarga de trabalho).   

É necessária a unidade sindical para combater essas medidas que impedem as condições de vida daqueles que estarão na ponta, no retorno às aulas presenciais (profissionais da educação e estudantes), é urgente unificar à luta dos professores das escolas particulares e professores do Estado de São Paulo.

É a hora de ABRIR OS SINDICATOS para organização da luta contra todos estes ataques! E diante desta conjuntura, as direções sindicais se mantem encasteladas em profundo silêncio e imobilismo perante esses ataques. No SINPEEM, as instâncias deliberativas estão suspensas, minando toda a capacidade de organização para a mobilização da categoria, enquanto sua diretoria atua como porta-voz das políticas do governo. Exigimos a abertura imediata das instâncias deliberativas do sindicato e a convocação de uma assembleia da categoria. Somente a organização dos trabalhadores em suas organizações com unidade de luta e independência de classe poderá barrar todos esses ataques.

Defendemos a educação pública, gratuita e para todos, não a privatização da educação e da saúde e de verba pública somente para os serviços públicos. A comunidade escolar precisa se apropriar dessa discussão e exigir uma verdadeira democracia, a democracia proletária, sobre o prejuízo pedagógico que se aproxima, e lutar pela saúde, pela educação e pelos direitos dos trabalhadores, chamamos a todos e todas, que não aceitem o “novo normal” como discurso legitimador de medidas paliativas que mascaram a gravidade do problema.

O discurso da necropolítica é baseado no sacrifício de “todos” pela economia, mas sabemos onde estão sendo enterrados o maior número de caixões, o preço do sacrifício é jogado nas costas dos trabalhadores. A educação em tempos de pandemia mostra uma possibilidade histórica de reorientação dos objetivos do ensino e do aprender, de uma real aproximação da comunidade com a escola e do combate ao programa ultraliberal para a educação. Uma volta segura só se faz sem pandemia!

Exigimos:

• Reuniões de Representantes, Conselheiros e Assembleia!
• CNTE, CUT, APEOESP, SINPEEM e demais entidades mobilizem os  trabalhadores!
• Preparar a greve da categoria!
• Pelas nossas vidas, dos nossos estudantes e seus familiares!
• Em defesa da educação pública, gratuita e para todos!
• Não a reabertura das escolas! Sem vacina, sem retorno às aulas presenciais!
• Abertura de hospitais públicos e upas fechados!
• Em defesa da saúde pública, gratuita e para todos!
• Testes em massa para a população!
• Renda e emprego para os trabalhadores!
• Abaixo os governos burgueses! Abaixo Covas, Dória e Bolsonaro!

Comitê de Base de Representantes de Escola.

São Paulo, Outubro/2020.”

Para assinar o abaixo-assinado, clique aqui.

Sobre o ato que está sendo convocado pelos trabalhadores e trabalhadoras do Comitê, confira na imagem abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s