Enquanto a classe trabalhadora quer reduzir a jornada de trabalho e aumentar salários e direitos, o banqueiro Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central nos governos de FHC) propõe que o governo congele o Salário Mínimo por 6 anos!! Propõe também que as aposentadorias, pensões e benefícios sociais (tipo Seguro Desemprego, Auxílio-Doença, LOAS etc.) não sejam mais reajustados pelo Salário Mínimo, o que levaria a que fossem perdendo muito o seu valor diante da inflação. A proposta de Fraga recebeu amplo apoio da burguesia.
Isto mostra como os interesses das/os trabalhadoras/es e dos patrões são opostos, que nem água e óleo. Por isso, é uma ilusão acreditar que com conversas amigáveis com os empresários e os políticos patronais será possível conquistar melhorias para a classe trabalhadora. Nossas reivindicações, como o Fim da Escala 6×1 e a Redução da Jornada para 36h, só serão arrancadas da patronal com muita luta de classes.
Deputados querem engavetar a PEC da Redução da Jornada
A maioria dos deputados do Congresso Nacional quer engavetar a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 8/25 que estabelece o Fim da Escala 6×1, a Escala 4×3 e a Redução da Jornada para 36 horas semanais, proposta pela deputada federal Érika Hilton (PSOL), com apoio do vereador do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL), do VAT. Como fiéis representantes dos empresários, a maioria dos deputados não quer aprovar melhorias para a classe trabalhadora. Não devemos confiar nem um pouco nestes políticos patronais e corruptos. Desta corja só podemos esperar mais ataques aos nossos salários e direitos.
Lula fala, mas não faz nada
O presidente Lula, que até agora se mantinha calado a respeito da redução da jornada, fez um pronunciamento nacional no dia 1º de Maio defendendo o fim da escala 6×1. Demorô!! Mas, Lula, como sempre, ficou apenas nas palavras, sem nenhuma medida concreta do governo para reduzir a jornada de trabalho. Da mesma forma que não tomou nenhuma medida para anular as reformas de Temer e Bolsonaro que acabaram com as leis trabalhistas, dificultaram a aposentadoria e liberaram totalmente a terceirização e a precarização.
No final do ano passado, Lula baixou um Pacote Anti Povo que reduziu os reajustes do Salário Mínimo para no máximo 2,5% acima da inflação anual, e estabeleceu que o Abono Salarial só será pago para quem ganha até R$ 2.640,00 (antes era pago para quem ganhava até 2 salários mínimos, ou seja, R$ 3.036,00). Com o Arcabouço Fiscal, o governo federal corta investimentos públicos na Saúde, Assistência Social, Moradia Popular, Educação etc. Mas, os patrões querem mais cortes em nossos direitos e salários: agora tem até banqueiro propondo congelar o Salário Mínimo por 6 anos!!
Enquanto estiver aliado aos patrões e seus partidos, Lula será incapaz de governar em benefício do povo trabalhador. Por isso, seu pronunciamento pelo fim da escala 6×1 não passou de palavras ao vento.


Deixe um comentário