Palavra Operária Podcast – Em Defesa do CEU Capão Redondo

No décimo episódio do Podcast Palavra Operária vamos falar sobre o que significa o fechamento do CEU Capão Redondo que passou por vistoria no final do ano passado e foram encontradas falhas estruturais nos prédios que poderiam colocar em risco a segurança de alunos e funcionários. Em Março, quando as aulas presenciais haviam sido retomadas nas escolas da prefeitura, em meio ao pior momento de casos e mortes de Covid, as escolas do CEU foram completamente interditadas. Por esse motivo, os alunos e professores seguiram com o ensino remoto até a decisão da DRE Campo Limpo e da Secretaria Municipal de Educação em remover todos os alunos e funcionários para outras escolas.

Iremos contar em detalhes esta denúncia, as mobilizações que foram feitas contra as remoções de alunos e funcionários e como o fechamento do CEU é fruto do sucateamento da Educação Pública que acontece há anos na cidade de São Paulo.

No final de Julho deste ano, a comunidade escolar e funcionários do CEU Capão Redondo foram pegos de surpresa com a notícia de que alunos e funcionários seriam todos removidos para outras escolas da região. Sem nenhum debate com a comunidade escolar e os trabalhadores, a DRE Campo Limpo, Secretaria Municipal de Educação e a o governo de Ricardo Nunes (do MDB), de forma arbitrária, decidiram determinar os rumos de mais de milhares de estudantes e dezenas de funcionários.

Por que uma obra de pouco mais de uma década de uso precisou ser interditada? O que está por trás disto? As empreiteiras que construíram o CEU não deram nenhuma garantia para a prefeitura? E por que a atual gestão não fez as devidas manutenções? Fazemos estas perguntas como forma de você nosso ouvinte refletir sobre o que significa o fechamento do CEU e as medidas que vem sendo tomadas pelos órgãos competentes.

Esperamos que nossas análises e a política que defendemos aqui sejam um ponto de apoio para que a classe trabalhadora brasileira veja a importância de se auto organizar e lutar para enfrentar os ataques dos governos e patrões e exigir das direções da classe trabalhadora um plano de luta que atenda as demandas mais sentidas pelo povo pobre e trabalhador.

Para quem ainda não ouviu os episódios anteriores, acesse o link do nosso perfil no SoundCloud: @palavraoperaria

Curta, comente e compartilhe. Acesse também nossas redes sociais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s