Palavra Operária Podcast: o “Negacionismo”

O terceiro episódio do Podcast Palavra Operária irá falar sobre um assunto que ficou muito popularizado durante a pandemia: o “Negacionismo”.

Buscaremos neste episódio explicar o conceito de negacionismo, como ele vem sendo defendido enquanto política por governos como o de Bolsonaro e trazer elementos de análise que possam nos ajudar a compreender como este tema esta relacionado entre as diferentes classes sociais no capitalismo.

Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição dos conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico a favor de ideias, tanto radicais quanto controversas.

Historicamente o negacionismo costuma se fortalecer quando a sociedade se depara com situações de instabilidade, como uma crise ou algo nunca antes presenciado. Quando em oposição a evidências científicas, o movimento encontra sustentação em teorias e discursos conspiratórios, sem aprofundamento e isolados, que acabam favorecendo disputas ideológicas, interesses políticos e religiosos.

Se trata de uma “pseudociência que contradiz um mundo imenso de teorias, verdades comprovadas e pesquisas sérias”.

Para quem não ouviu o último episódio sobre a “Pandemia e os Trabalhadores Essenciais”, basta acessar o link abaixo:
-> Palavra Operéria Podcast “A Pandemia e os Trabalhadores Essenciais”

Esperamos que nossas análises e a política que defendemos aqui sejam um ponto de apoio para que a classe trabalhadora brasileira veja a importância de se organizar e lutar para enfrentar os ataques dos governos e patrões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s